Case de Sucesso: como Alexandre Costa criou a Cacau Show


No universo do empreendedorismo, não são raras as histórias de empresários que tiveram suas melhores ideias em momentos de desespero. E com o brasileiro Alexandre Tadeu da Costa, criador do império da Cacau Show, não foi diferente. 

Ainda muito jovem, aos 17 anos de idade, Alexandre decidiu reativar um antigo negócio de seus pais: vender chocolates. Com alguns poucos contatos que sua família ainda tinha, conseguiu seus primeiros clientes.

Mas em 1988 Alexandre teve seu primeiro grande desafio como empreendedor: uma encomenda de 2000 ovos de Páscoa de 50g. No entanto, o fornecedor do jovem não fabricava os ovos nessas especificações. Então, o que fazer?


DA ADVERSIDADE SURGE A OPORTUNIDADE

No desespero, quase desistindo, Alexandre recorreu à ajuda de uma pessoa que seria fundamental para sua carreira empreendedora: Cleusa Trentin. Dona Cleusa fabricava ovos de Páscoa caseiros e aceitou ajudar o rapaz. 

Durante três dias exaustivos, Alexandre e Dona Cleusa trabalharam por 18 horas para dar conta da gigantesca encomenda. E conseguiram entregar o pedido inteiro dentro do prazo. Essa foi a primeira vitória na carreira empreendedora do jovem.

Ao final da “maratona”, Alexandre percebeu que a carência do mercado por chocolates caseiros poderia ser explorada. Então, com os US$ 500 lucrados, fez seu primeiro investimento na empresa que viria a se tornar a Cacau Show.


O PRIMEIRO GRANDE PASSO DA CACAU SHOW

Mas a pequena cozinha de 12m² de Dona Cleusa não daria conta de todo trabalho. Então, o jovem decidiu alocar seu negócio em uma sala da empresa dos pais. Em seu Fusca 78, ele levava os chocolates fabricados até padarias e supermercados.

Assim foi até 2001, quando a primeira loja da Cacau Show foi aberta em Piracicaba. E isso só aconteceu porque um distribuidor, por não ter espaço para guardar tantos chocolates, decidiu vendê-los em uma loja. A ideia pegou muito bem e se espalhou.


ONDE A CACAU SHOW QUER ESTAR AMANHÃ?

Mais de 30 anos depois daquela encomenda, a Cacau Show possui mais de 2000 lojas espalhadas por 26 estados brasileiros. Além disso, estima-se que mais de 30 milhões de chocolates são vendidos por ano para 53 milhões de clientes.

Para dar conta dessa demanda, a Cacau Show possui fábricas em Campos do Jordão, Curitiba, Itapevi e São Paulo. E é em Itapevi que fica a atual sede da empresa, com 55 mil m², que abriga 450 funcionários. 

Depois de ganhar vários prêmios internacionais, Alexandre tem como objetivo levar a Cacau Show para o resto do mundo. Há dois anos, a empresa estuda o mercado internacional com intenção de saber como apresentar a marca e sua história.


Por: Luis Carvalho

Marketup

3 visualizações
Dicas e novidades para você e seu negócio.