Para motivar seu negócio: Netflix, de locadora a maior streaming do mundo


Conheça a história dos fundadores na Netflix, fundada em 1997, para torná-la o serviço de streaming que conhecemos hoje


Ao contrário do que muita gente pode pensar, a Netflix não é uma empresa tão nova no mercado. Afinal, antes de mudar a forma como consumimos conteúdo na Internet, a Netflix era uma simples locadora. 

Fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, a empresa possibilitava alugar filmes sem precisar sair de casa. Porém, tudo mudou quando a Internet se popularizou e apresentou uma nova oportunidade de crescimento.

Neste artigo, vamos apresentar um pouco mais sobre o caminho para o sucesso trilhado pela Netflix. Vamos lá?


Ao contrário do que muitos pensam, a Netflix já está há 20 anos no mercado, mas o formato de trabalho foi se modificando com o passar dos anos. A empresa foi originalmente fundada apenas como um serviço online de locação de filmes. 

Um ano após a criação da empresa, em 1998, a Amazon tentou comprar a Netflix pelo valor e 12 milhões de dólares. A negociação, porém, não deu em nada e hoje as duas empresas são as principais concorrentes atuais no streaming.

Um ano depois, eles lançaram o site Netflix por meio do qual era possível solicitar DVDs que chegavam por correio à residência das pessoas. O usuário poderia acessar o site, encomendar filmes e os DVDs eram entregues pelo correio. O pagamento era feito por cada título alugado. Uma espécie de delivery

Com o passar dos anos e sempre evoluindo junto com o mercado, a empresa em 1999 apostou em serviço de assinatura mensal, ou seja, o cliente podia fazer a locação ilimitada de DVDs, à medida que devolvia os títulos pelo correio, a empresa enviava outros.

Percebendo o potencial de sua ideia, a dupla de empreendedores tentou vendê-la para a rede de locadoras Blockbuster. No entanto, os executivos da Blockbuster não acreditaram na ideia. Dez anos depois, a Blockbuster declararia falência, enquanto a Netflix despontava como uma das empresas de maior sucesso mundial.



Em 2007, o modelo de streaming começou a ser utilizado em conjunto com aluguel de DVDs. Na época, os assinantes de um plano de US$ 16,99, por exemplo, poderiam assistir a até 17 horas de vídeo. 

Seis meses depois, as visualizações de seriados e filmes pela plataforma online da empresa chegaram à marca de 10 milhões. Mas, em 2011, a Netflix resolveu ser totalmente online e por streaming.

A produção de conteúdo original para o serviço de streaming teve início em 2013, com a estreia do seriado House of Cards. O sucesso foi tão grande que no mesmo ano a empresa lançou outras duas séries: Hemlock Grove e Orange is the New Black. 

House of Cards venceu o Emmy de Melhor Direção em Série Dramática, em 2013. A série tornou-se a primeira websérie a ganhar um troféu na maior premiação da televisão dos EUA.

No início de 2016, a Netflix conquistou a marca de 75 milhões de assinantes e chegou a quase todos os países. Com exceção de China, Coreia do Norte, Crimeia (região da Ucrânia) e Síria. Isso acontece devido às restrições impostas pelo governo dos EUA a empresas norte-americanas. 

Hoje, o serviço está presente em mais de 190 os países.


Por: Luis Carvalho

Marketup

0 visualização
Dicas e novidades para você e seu negócio.